Autores da Kalango no mundo:

Ivan Antonio é autor de AMOR REVOLUÇÃO SILENCIOSA 

 

 

 

 

A MÚSICA DE IVAN ANTONIO 

E O SEU TEATRO SAGRADO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA 

 


 

O Compositor, poeta, dramaturgo, diretor de teatro e cinema , Ivan Antonio acaba de voltar ao Brasil após ter vindo para   Europa representar o Brasil no Festival Mundial de cultura da paz “Dialogues em humanité” em Lyon, França. Considerado um dos mais importantes eventos do mundo, Dialogues em humanité” recebeu dezenas de mestres de cultura, cineastas, escritores, poetas, músicos, ecologistas e cientistas para discutir as ações que cada ativista está realizando em seu país em prol da paz, meio ambiente, educação, cultura  e da igualdade entre os povos. 

 

AUGUSTO BOAL E IVAN ANTONIO 


 

Teatro do oprimido


 

O Parc de La Tête d’or et Vieux-Lyon, onde foi realizado o festival, esperava com ansiedade a dramaturgia e metodologia dos dois diretores brasileiros. Augusto Boal já conhecido mundialmente pelo seu “Teatro do oprimido” foi representado pelos seus discípulos e multiplicadores em dois dias de oficina. A  metodologia do diretor argentino naturalizado brasileiro , Augusto Boal é sem dúvida uma das referências latino americana mais difundida e estudada no planeta . A classe artística e pesquisadores de várias partes do mundo estavam presentes para receber de braços abertos o Teatro do oprimido. O velho mestre jamais será esquecido e aqui em  Lyon não foi diferente, como sempre ...Um sucesso!


 


 

TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA


 

Se de um lado, o Teatro do oprimido, aborda a parte mais baixa da pirâmide social, “o oprimido” ,a  França, desta vez aplaudiu de pé um diretor teatral que há mais de vinte anos peregrina pelo mundo com o seu “Teatro da Solidão Solidária (Método de mediação de conflitos e inclusão social através da arte) O método de Ivan Antonio se diferencia por se transformar numa  ponte que aproxima pessoas de todas classes sociais. O diretor já percorreu mais de 20 países ministrando oficinas do seu método, criado em 10 anos de pesquisa sobre a solidão humana. 

Os organizadores  do festival dividiram  a participação de Ivan Antonio em dois momentos; Inicialmente a exibição de um documentário  sobre o Teatro da Solidão Solidária, falado em português e legendado em inglês. No final da exibição a plateia aplaudiu de pé, artistas e professores vindo de várias partes da Europa, Ásia e   países africanos de língua portuguesa.

Tão logo o filme terminou já se inscreveram para participar das oficinas no dia seguinte.

As oficinas ministradas no parque, a céu aberto, comoveram os participantes e chamaram a atenção de uma plateia atenta que  chegava e se acomodava para assistir o mestre e a sua assistente na França, Vera Campos que, de uma forma terna e amorosa através de exercícios de corpo e voz fazia o chamamento - Estamos todos conectados! Somos todos refugiados. A velha Europa ficou em silêncio por um tempo... Depois aplaudiu de pé os dois brasileiros.  O teatro da Solidão Solidária estará na programação da nossa próxima edição, afirma um dos diretores do festival.


 

O dramaturgo e diretor brasileiro, foi indicado ao festival pela Xamã   Alba Maria, da fundação e comunidade ambiental brasileira, Terra Mirim. Respeitada mundialmente pelo seu ativismo espiritual, ecológico e ambiental através do Xamanismo Alba Maria além de uma grande mestra é uma irmã sagrada do Teatro da Solidão solidária. Ivan que já morou na Terra Mirim , relata emocionado o seu aprendizado com a mestra: “Com o meu teatro aprendi que todos os seres humanos são iguais e estão conectados. Com a Xamã Alba Maria, aprendo que não apenas nós  seres humanos, estamos interligados, os bichos, as plantas, os rios, montanhas e todos seres que neles habitam também estão, e isso faz uma grande diferença na nossa jornada aqui no planeta, muda o nosso modo de se comportar e viver”. 



 

Breve História do Teatro da Solidão Solidária

 

Para entender melhor e fundamentar o seu método, Ivan, ao longo de uma década fez uma imersão visceral nas dores e na desesperança de crianças, homens e mulheres em situação de rua,  se transformou em um personagem que vivenciava a extrema exclusão social no Brasil . Passava de cinco a dez dias por ano dormindo debaixo de pontes, marquises, pedindo esmolas e visitando albergues. Após esse período de convivência se revelava e convidava a todos para suas oficinas. Para artistas, empresários, advogados, médicos, oficiais da polícia, artistas, professores e estudantes  o Teatro da Solidão Solidária não é um método de caridade , é um método de partilha, pois ao receber essas pessoas a margem da sociedade todos aprendem e todos crescem e tendem a sair da sua ilha de solidão. Anônimos e artistas famosos reverenciam o diretor e se tornam parceiros do Teatro da Solidão Solidária.

 Paulo Betti que atuou em um dos seus espetáculos diz: Ivan Antonio é um visionário com os pés no chão” 

 Sérgio Mamberti é um outro ator que também foi dirigido por ele e se refere ao diretor e poeta como um grande ativista dos direitos humanos. 

 Fábio Junior, um dos mais famosos cantores brasileiros que também é ator, atuando em diversas novelas da Globo fez um depoimento comovente. 

 “Ivan, é um dramaturgo e diretor de teatro que usa a arte como um instrumento de libertação. Ele é um artista que faz do seu trabalho uma arte maior, a da solidariedade. 

 
 

 

IVAN ANTONIO E SUA MÚSICA 


 

Incansavelmente durante essas duas décadas o multi artista dividiu sua agenda entre Brasil, Estados Unidos  e Europa. No próximo ano irá ministrar oficinas em países da África já a convite de diretores africanos que conheceu durante o festival em Lyon. Ivan Antonio irá fazer uma imersão na música africana, além de de inserir esse ritmo em seus shows, pretende pesquisar a música africana tribal para utilizar nas suas oficinas. 


 

JAPÃO

 Em Março irá para o Japão ministrar oficinas e fazer show com o amigo e parceiro Del Feliz.  É um sonho antigo conhecer o Japão, o respeito e a minha admiração a cultura japonesa iniciou nos anos 90 quando iniciei meus estudos sobre o Butoh (Teatro japonês ) a partir daí fui impactado pela beleza dessa dança- teatro . Quando conheci Kazuo Ohno em uma das vezes que veio ao Brasil, percebi um mestre   além da arte , um ser pleno e consciente da sua luz. O teatro é o seu instrumento mas ele está além da dança, além do teatro . Em 2010 quando já estava morando na Bahia mais uma vez tive a oportunidade de está em contato com o Butoh através do grupo Japonês “Sankai Juku” que é um dos seus expoentes. O grupo tem um trabalho muito interessante tanto pelo método oriental que segue, quanto pela influência que mantém da dança alemã, essa influência se dá pela formação europeia de Ushio Amagatsu que é o seu fundador. O SankaI Juku é um grupo muito jovem e essa mistura entre a maestria de Kazuo Ohno e a jovialidade  presente no estilo oriental com a influência europeia do grupo me atrai muito. Sem dúvida o Butoh foi minha maior inspiração pra que eu pudesse me aprofundar na literatura de Yukio Mishima e no cinema de Akira Kurosawa. Conhecer o Japão é um sonho antigo e ir não apenas para conhecer e ministrar oficinas mas para apresentar a minha música com esse grande parceiro, grande irmão Del Feliz é uma grande felicidade, finaliza Ivan. 

 Del Feliz  é um grande parceiro de Ivan,  os dois tem se apresentado juntos quando conseguem adequar as agendas. Essa parceria já rendeu espetáculos da dupla em Salvador , Nova York,  Londres e Paris, Estados Unidos e Inglaterra. Sendo que nos dois últimos tiveram como companheira de palco a amiga, atriz e cantora paraibana Lucy Alves .









 

 Em seu projeto musical POETAS EM CONCERTO Ivan assume o palco através  do seu lado musical de cantor e compositor recebendo na Bahia parceiros renomados de norte a sul do país. Amigos como: José Carlos Capinam, Vander Lee, Raimundo Sodré, Nelson Rufino, Marquinho Café e João Neto estiveram no palco ao seu lado. O Poetas em concerto é um projeto de abrigo, diz Ivan Antonio, abrigar a música feita com poesia é o objetivo do projeto. Grandes nomes do teatro, cinema e televisão se dedicam a elogiar o  seu trabalho. O saudoso Vander lee por exemplo declarou: 


 

“Ivan representa a arte de fazer, de doar. Tem a sensibilidade e decisão. Está e sempre esteve onde a poesia se encontra com o que há de mais palpável, se veste de lágrima, de rua e solidão de sertão e  contribui pra melhorar o mundo.”


 

Um dos mais importantes pianistas do mundo, Arthur Moreira Lima relata com carinho a sua amizade com o parceiro.



 

Arthur Moreira Lima

“ Já há alguns anos venho acompanhando de longe e de perto o trabalho artístico de Ivan Antonio. É um homem de grande sensibilidade, um batalhador incansável pela cultura, pelo que é certo. É um tipo de pessoa que raramente se encontra, porque tem um denodo além do talento que sabe desenvolver, um talento multifacetado.



 

Já o diretor musical do Olodum,  ( A mais importante Banda de percussão do planeta, que se apresentou com Michael Jakson e Paul Simon) conclui.

Elpídio Bastos

“Ivan Antonio é um artista admirável e de muita raridade no nosso mundo”


 

Seus espetáculos teatrais são repletos de música, e suas apresentações musicais são repletas de teatro, tornando tudo que faz em poesia. Zeca Baleiro escreveu o prefácio do seu mais novo livro e assim o define:



 

Zeca BAleiro

Ivan Antonio é poeta, compositor e ator. Um artista de múltiplas facetas. Mas a característica principal de Ivan é o seu humanismo, sua capacidade de mobilizar as pessoas ao seu redor em direção a um mundo mais justo e artisticamente mais pleno”

No segundo semestre de 2020 no intervalo da sua turnês de oficinas pela África, o POETAS EM CONCERTO chega a São Paulo e em parceria com o ATELIÊ TRAVESSIA (Centro Cultural e filosófico) criado e coordenado pelo poeta e artista plástico cearense CA CAU Ivan estará recebendo seus parceiros paulistas, alguns nomes já estão confirmados: Um grande espetáculo com a atriz e cantora Carô Carvalho irá misturar música, dança, teatro e cinema. Outros grandes artistas como, Suca, Cláudia Souza ,   o multi instrumentista Ribas Martins com o seu lindo show “teares da Utopia” show com o compositor e instrumentista Ed Jones ... E finaliza essa etapa Paulista como o parceiro Ca Cau e quem sabe tendo a companhia do parceiro Zeca Baleiro, o que será a concretização de um grande sonho na poética Sampa.